103. Reencontro com Mingjian
(Agradecimentos aos amigos Yun Xiaoxi e Cantianxian pelo incentivo.)
No dia seguinte, Liu Anran acordou um pouco tarde. Na noite anterior, passara metade da madrugada fritando panquecas e só conseguiu dormir perto do amanhecer.
Lavou o rosto e tomou o café da manhã que sua mãe trouxera — um *doufunao* ainda morno — enquanto ponderava sobre o que fazer naquele dia. Ir ao hospital estava fora de questão; com o temperamento que ostentava ultimamente, uma discussão acalorada seria inevitável. Se ele desse vazão à sua frustração, seus pais acabariam sofrendo as consequências.
Pensando bem, já que não tinha nada para fazer, por que não visitar o pequeno templo ao pé da Montanha Kowloon? Em breve precisaria cumprir uma promessa, então era uma boa oportunidade para trocar algumas palavras com o Buda Maitreya.
Conduziu o carro com familiaridade até a base da montanha. Ao avistar o velho templo, seu coração deu um salto. O templo continuava sendo o mesmo casebre em ruínas, mas as portas e janelas haviam sido consertadas, e um fio de fumaça subia de uma pequena chaminé no canto do telhado.
Sentiu uma onda de emoção. A aparência do templo diante de si sobrepunha-se perfeitamente à lembrança que guardava de sua vida anterior, após a reforma feita por Mingjian. Tudo o que conseguia pensar era que, naquela linha do tempo, Mingjian também havia chegado ali. Na vida passada, ele conhecia cada detalhe da reforma feita pelo monge; na época, ele mesmo ajudara a recolher muita da madeira usada. Nesta vida, porém, ele não participara de nada, mas o templo estava exatamente igual.
Com um ranger de dobradiças, a porta do templo se abriu e um monge corpulento saiu carregando uma bacia de água. Não era outro senão Mingjian.
— Monge Mingjian, quando o senhor chegou aqui? — perguntou Liu Anran, saltando do carro e correndo até ele, impaciente.
— Caro doador, este monge chama-se Mingjian, de fato. Mas, na memória deste monge, parece que nunca tivemos qualquer contato — respondeu Mingjian, um tanto surpreso, enquanto segurava a bacia.
Ao ouvir isso, Liu Anran também ficou confuso. Para ele, o fato de ter renascido devia-se a Mingjian, o que significava que o monge era alguém com poderes extraordinários. Mas o Mingjian diante dele parecia uma pessoa comum; embora fosse o mesmo que ele conhecia, não se lembrava de nada.
— Seu nome religioso é mesmo Mingjian? O Mingjian de "esclarecer a mente e ver a própria natureza"? — perguntou Liu Anran.
O monge assentiu.
— Então é isso mesmo. Ouvi falar do senhor por um amigo. Disseram que o monge Mingjian aprecia um bom chá, sendo este o único apego que não consegue abandonar no mundo secular. Vim aqui atraído pela fama, na esperança de provar uma xícara.
— Haha, por favor, entre, caro doador. É apenas um chá silvestre grosseiro. De onde ouviu falar do nome deste monge? — Mingjian despejou a água em um ralo próximo e convidou Liu Anran para entrar no templo.
— Foi por meio de um amigo monge, que encontrei por acaso. Não tive tempo de perguntar o nome dele, mas ele costumava repetir uma frase: "A vida é como um sonho, e o sonho é como a vida" — tentou Liu Anran.
A surpresa do encontro inicial com Mingjian começava a se dissipar. Ele não sabia se o monge estava se fazendo de desentendido ou se aquele Mingjian era apenas um homem comum.
Mingjian refletiu sobre as palavras e disse:
— Bem dito. Quem pode saber se este mundo de poeira vermelha é, na verdade, apenas um jogo, apenas um sonho?
Dito isso, o monge tirou de uma caixa um pequeno saco velho, pegou um punhado de folhas de chá, colocou-as no bule e serviu a água.
Liu Anran não respondeu. Pela fala do monge, ainda não conseguia tirar conclusões, mas reconheceu aquele saquinho velho: era exatamente igual ao que ele próprio guardava com tanto carinho.
— Venha, meu jovem amigo, prove o chá silvestre deste monge. Tenha cuidado ao beber, o sabor é um pouco forte — disse Mingjian ao servir uma xícara, sorrindo, enquanto Liu Anran observava fixamente o saquinho.
Olhando para a xícara e para as folhas que flutuavam no chá, Liu Anran sentiu-se transportado para as vezes em que se sentava para provar o chá com o monge no passado. Não esperou que o líquido esfriasse. Talvez não fosse saudável, mas o chá de Mingjian só tinha graça se bebido daquela forma.
A amargura familiar inundou sua garganta, mas Liu Anran não sentiu o amargor; apenas a doçura. O sorriso em seu rosto foi se alargando. O reencontro com Mingjian e o sabor familiar trouxeram-lhe clareza.
O fenômeno do renascimento era algo misterioso demais. Ele não sabia se havia renascido ou se tinha ido parar em um chamado "mundo paralelo", como lera em tantos romances. Chegara a se questionar se ainda era ele mesmo ou se habitava o corpo de outro Liu Anran em outro mundo. Sentira angústia e hesitação, temendo que sua existência fosse apagada um dia. Mas agora, sentia-se em paz. Nada daquilo importava; o importante era que ele estava vivo e que uma vida feliz o aguardava.
— Parabéns, meu jovem. Embora eu não saiba o que alcançou, este monge sente inveja — disse Mingjian, observando a expressão no rosto de Liu Anran.
— Obrigado, monge Mingjian. Após o inverno, construirei um templo no topo da Montanha Kowloon para restaurar a estátua de ouro do Buda Maitreya. O senhor gostaria de participar? — perguntou Liu Anran, sorrindo.
— Amitabha, seu mérito é imensurável, jovem amigo — disse Mingjian, unindo as mãos em sinal de reverência.
— Monge Mingjian, o senhor é muito astuto. Sendo um homem de fé, entende de templos muito mais do que eu. Preciso que me dê sugestões sobre como construí-lo. O senhor diz que meu mérito é imensurável, mas não diz se vai participar. Isso não é justo — disse Liu Anran, balançando a cabeça.
— Meu jovem, você está apegado. Que diferença faz prometer ou não? — respondeu Mingjian, bebendo sua xícara de chá e sorrindo.
— Não tente escapar. O abade deste futuro templo será o senhor, afinal, foi o senhor quem me serviu o chá. Além disso, não confio em mais ninguém. O Budismo fala de causa e efeito: eu beber seu chá é a causa, e o senhor ser o abade do templo é o efeito — disse Liu Anran com um sorriso maroto.
Ao ouvir isso, a expressão de Mingjian tornou-se amarga, enquanto Liu Anran se sentia triunfante. Embora fosse a primeira vez que encontrava aquele Mingjian, ele o conhecia profundamente de sua vida anterior. O monge havia se refugiado ali justamente para evitar as responsabilidades administrativas de um templo, mas, nesta vida, não teria como fugir.
— Embora tenhamos nos dado bem à primeira vista, sinto que caí em uma armadilha, meu jovem. Mas, mesmo sabendo que é uma armadilha, sou obrigado a entrar nela — suspirou Mingjian.
— Esse é o monge Mingjian: desapegado e livre. Vou indo agora, e por favor, separe um pouco de chá para mim — disse Liu Anran, rindo.
Mingjian balançou a cabeça, impotente, e, sendo muito mesquinho, separou apenas uma pequena porção de chá para ele. Era uma pequena vingança; mesmo sendo um monge, ele ainda possuía um espírito brincalhão.