Capítulo 16 Morte Trágica
Página (1/3)
Dentro da casa do tio Wang, muitas pessoas iam e vinham. Um homem estendeu-me um cigarro.
Normalmente, eu não fumava, mas naquele momento não conseguia sequer raciocinar direito. Peguei-o por reflexo e, com o fogo que o homem me ofereceu, acendi-o.
A ardência picante do tabaco pareceu acalmar pouco a pouco o meu coração.
No entanto, aquele cigarro tinha um forte gosto de terra, tão diferente do fumo passivo que eu costumava inalar quando o tio Zhao fumava.
— Rapaz, você veio visitar o meu tio-avô?
Pelo jeito, o homem que me oferecera o cigarro era sobrinho do tio Wang.
— Eu era vizinho dele. Ele... como foi que morreu de repente?
Os olhos do sobrinho do tio Wang também revelaram tristeza.
— A sobrinha da minha tia sofreu um acidente de carro e morreu. Durante o cortejo fúnebre, houve uma colisão em cadeia. Oito parentes e amigos morreram, e a minha tia estava entre eles.
— Acho que o meu tio ficou arrasado. Então sofreu um infarto fulminante e se foi.
Olhei para as fotografias do tio Wang e da tia Wang, sentindo uma amargura tomar conta de mim.
Quando o sobrinho do tio Wang foi atender outras pessoas, caminhei na direção da cozinha.
Antigamente, o tio Zhao costumava sentar-se àquela mesinha e beber com o tio Wang.
Agora o tio Zhao havia partido, e o tio Wang também se fora.
Ao ver as pequenas xícaras brancas de porcelana que os dois costumavam usar para beber juntos, tive a sensação de estar contemplando uma vida passada há séculos.
Foi então que me lembrei: por que Chen Ci ainda não havia chegado?
Virei-me para sair e recebê-la, mas uma onda de tontura tomou conta de mim. Apoiei imediatamente as mãos sobre a mesa, evitando cair no chão.
Forcei os olhos para tentar enxergar o que estava diante de mim, mas só conseguia distinguir, de maneira indistinta, algumas silhuetas espalhadas.
Em seguida, senti que já não conseguia respirar direito. Meu corpo foi ficando cada vez mais fraco.
Quando já não tinha forças e estava prestes a fechar os olhos, alguém bateu com força três vezes na minha testa.
Dei um solavanco e despertei de repente.
Então consegui enxergar Chen Ci, a mesma pessoa que acabara de desferir três pancadas no topo da minha cabeça.
— Você se atreve a fumar qualquer coisa!
Olhei para o meio cigarro que havia caído no chão durante o meu torpor e ia explicar-me a Chen Ci quando percebi, estarrecido, que sobre o armário atrás dela havia seis fotografias em preto e branco, dispostas lado a lado.
O sobrinho do tio Wang, que pouco antes me oferecera o cigarro, também estava entre elas.
— Ainda não voltou a si?
— Você sabe o que estava fumando para se atrever a pôr isso na boca?
Com o rosto severo, Chen Ci chutou o meio cigarro no chão.
Página (1/3)
Página (2/3)
— Aquilo era erva sombria, usada especificamente para fisgar almas. Se eu tivesse demorado mais alguns minutos, sua alma já teria sido levada.
Erva sombria... Então era por isso. Por isso o gosto era tão estranho.
— Como você me encontrou?
— Ora, como você acha? Depois que me enviou a localização, não consegui falar com você por telefone. É claro que entrei no condomínio e fui procurá-lo.
— Como havia um funeral naquele bloco, imaginei que você tivesse sido enfeitiçado e subi.
— E eu estava certa. Quando cheguei, metade da sua alma já havia deixado o corpo.
Olhei para Chen Ci. Pensei em dizer muitas coisas, mas no fim só consegui murmurar:
— Obrigado.
Chen Ci também ficou momentaneamente atônita ao ouvir aquilo.
— Não fique mais aqui. Esta casa já se transformou numa morada de fantasmas. Não há uma única pessoa viva lá dentro.
Depois de dizer isso, puxou-me pela mão, ordenando que eu acompanhasse os seus passos com cuidado e não pisasse fora do lugar nem uma única vez.
Embora a porta estivesse a poucos passos, seguindo Chen Ci, levei dez minutos inteiros e ainda não havíamos conseguido sair.
O interior da casa estava tomado por uma multidão sombria. A porta encontrava-se logo à nossa frente, mas parecia não ter fim.
Meu coração estremeceu de repente.
Se já não era possível distinguir vivos de mortos, então Chen Ci diante de mim era humana ou fantasma?
Só de pensar nisso, senti arrepios por todo o corpo.
A mão de Chen Ci deslizou do meu pulso até a palma da minha mão. Antes, ela apertava meu pulso para me conduzir; agora, entrelaçava os dedos nos meus.
— Respire fundo. Não escute, não pense. Feche os olhos. Não olhe.
Obedeci às palavras de Chen Ci e fechei os olhos. Não olhei, não pensei, não escutei.
A mão dela era macia e ardente dentro da minha. Eu podia até sentir o pulsar de suas veias.
Mas o meu corpo ficava cada vez mais frio, como se eu estivesse nu, rolando na neve.
A única fonte de calor que eu possuía era a mão de Chen Ci, apertada entre os meus dedos.
Segurei-a com força, tentando extrair dela um pouco mais de calor.
A mão de Chen Ci enrijeceu por um instante, mas logo ela também apertou a minha com firmeza.
Depois de um tempo impossível de determinar, senti um fio de calor começar a se espalhar a partir dos meus ombros.
— Pode abrir os olhos — disse Chen Ci, com a voz levemente ofegante.
Quando abri os olhos, descobri que já estava diante da entrada do prédio onde morava o tio Wang. Levantei a cabeça e olhei para a janela da casa. Havia pessoas amontoadas diante dela, encarando-me com olhares hostis e ferozes.
Logo depois, recebi uma forte pancada na parte de trás da cabeça.
Página (2/3)
Página (3/3)
— Você ainda olha para lá? Há pouco quase ficou preso lá dentro. Depois de finalmente conseguir sair, ainda quer deixar que sua alma seja levada?
Ao ver o suor na testa de Chen Ci, balancei rapidamente a cabeça.
— Meu mestre voltou. Vou levá-lo até ele. Talvez consiga encontrar uma solução.
Enquanto dizia isso, Chen Ci lançou um olhar à entrada do prédio do tio Wang, com uma expressão de profundo temor.
Acompanhando Chen Ci, pegamos um ônibus, depois fizemos uma baldeação para o metrô. Quando o sol já estava prestes a se pôr, chegamos ao outro lado da cidade.
Caminhamos por mais de vinte minutos por uma trilha pavimentada com pedras verdes, até finalmente chegarmos à casa do mestre de Chen Ci.
O portão estava aberto. As sobrancelhas de Chen Ci se franziram involuntariamente. Ela avançou alguns passos e, como se tivesse percebido alguma coisa, correu de repente para dentro da casa.
— Mestre!
Ao ouvir seu grito, corri também para o interior.
Assim que entrei, vi Chen Ci ajoelhada no chão, abraçando um homem coberto de sangue. A pele do rosto e do pescoço havia sido inteiramente arrancada, e todos os dez dedos tinham sido decepados.
Ele ainda respirava, emitindo sons indistintos pela boca. Só quando vi o sangue escorrendo incessantemente de seus lábios percebi que sua língua havia sido arrancada.
Chen Ci chorava e gritava, tomada pelo desespero:
— Mestre! Mestre, o que aconteceu com você? Quem fez isso?
O mestre de Chen Ci não conseguiu responder. Os cantos de sua boca pareceram mover-se. Reunindo as últimas forças, bateu de leve na mão dela com a própria mão mutilada e então deu o último suspiro.
Chen Ci permaneceu ajoelhada no chão, abraçando o mestre. Mesmo depois de parar de chorar, continuou olhando fixamente para algum ponto, com os olhos vazios.
— Mas eu ainda falei com o mestre esta manhã. Contei a ele sobre você.
— Ele mesmo disse que eu deveria trazê-lo até aqui.
— Ele disse que prepararia a minha carne com pimentas favorita.
— Então por que ele não esperou por mim? Como pôde não esperar por mim?
Chen Ci repetia aquelas frases, perdida em sua dor.
Mas aquelas palavras fizeram minha cabeça zumbir.
Chen Ci havia contado ao mestre sobre mim. Será que a morte brutal dele tinha alguma relação comigo?
Quando pensei nisso, perguntei-me se Chen Ci também teria chegado à mesma conclusão.
De dentro da casa veio o som de alguma coisa caindo no chão.
Os olhos de Chen Ci brilharam por um instante. Ela colocou lentamente o corpo do mestre no chão e, levando-me consigo, entrou no aposento dos fundos.
Página (3/3)